Translate

Queimaduras



Para avaliar a gravidade das queimaduras é necessário ter em conta:

·   A causa da queimadura;
·   A extensão da superfície corporal queimada;
·   A profundidade da queimadura;
·   O local da queimadura;
·   A idade da vítima.

Causas

As queimaduras podem ser causadas por:

·    Calor - O calor pode ser húmido, como o calor de vapor, ou seco como o calor do fogo.
·    Químicos - Os mais comuns são os ácidos.
·    Electricidade - A electricidade queima, não só no ponto de contacto (entrada no corpo), mas também no trajecto e no local de saída.
·   Radiações - As radiações mais comuns são os raios ultravioletas, os raios X e as produzidas por substâncias radioactivas.

Extensão

Para determinar a extensão da superfície corporal queimada, utilizam-se regras cuja aprendizagem está fora do âmbito destas noções básicas de socorrismo.
Contudo é importante reter que quanto mais extensa for a área queimada, maior será a gravidade, tendo sempre em conta a profundidade da queimadura.

Profundidade

A profundidade das queimaduras é classificada em graus.

·   1º Grau
São as menos graves, envolvendo apenas a superfície exterior da pele (epiderme). Caracterizam-se pela pele quente, vermelha, sensível e dolorosa.

·   2º Grau
Envolvem a primeira e segunda camadas da pele, respectivamente epiderme e derme. Caracterizam-se pela pele com bolhas (flictenas) e muito dolorosa.

·   3º Grau
Existe destruição de toda a espessura da pele (epiderme e derme) e dos tecidos subjacentes. Caracterizam-se pela pele acastanhada ou negra.



Localização

·  As queimaduras nas vias respiratórias (vias aéreas) são sempre graves e deve-se sempre suspeitar quando existem queimaduras na face, sobretudo à volta da boca. Geralmente, a vítima tosse, expelindo partículas de carvão e sangue, e tem dificuldade ventilatória, devido ao edema (inchaço) da laringe, podendo, ainda, apresentar bolhas nos lábios e narinas;
·  As queimaduras das mãos e pés, ou a nível de qualquer articulação, são também graves, pela possibilidade da perda de movimentos;
·   As queimaduras complicadas com feridas ou fracturas são sempre graves;
·   As queimaduras dos órgãos genitais são sempre graves também.

 Idade da vítima

A idade e o estado de saúde da vítima têm muita importância em relação ao restabelecimento.
 Os idosos e as crianças, ainda que com queimaduras do mesmo grau e extensão que um adulto jovem, podem ter mais problemas.

Cuidados de emergência

 Logicamente, o primeiro passo na actuação será afastar a vítima do agente que provocou a queimadura.
Os cuidados a ter visam fundamentalmente:
·      Aliviar a dor;
·      Prevenir e tratar o choque;
·      Prevenir a infecção.
Devem-se aplicar pensos porque evita o contacto com o ar o que diminui a dor.
Os pensos a utilizar devem estar esterilizados para evitar a contaminação da superfície queimada.
Se a extensão da queimadura for grande, devem utilizar-se para cobrir a vítima lençóis esterilizados, ou na falta destes, lençóis limpos previamente humedecidos com soro fisiológico (podendo ser substituído por água).
Não se deve aplicar qualquer tipo de gordura. Apenas se podem aplicar compressas humedecidas com soro fisiológico, ou na falta deste, água  à temperatura ambiente.
Nas queimaduras dos dedos, das axilas, etc., sempre que duas zonas da pele estejam em contacto, devem colocar-se pensos a separá-las para impedir que adiram.
A roupa da vítima não se deve tirar quando está “colada” à queimadura pois pode agravar a lesão, passado por exemplo de 2º para 3º grau, ou ainda passar para queimadura complicada com ferida.
Para as queimaduras nas extremidades (mãos ou pés), mergulhar o membro em água ou envolvê-lo em compressas húmidas para ajudar a aliviar a dor.


Sem comentários:

Enviar um comentário