Translate

Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM)



Enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é o processo de morte (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigénio.
O coração é um órgão responsável pelo bombeamento de sangue (com substâncias energéticas) para todo o organismo. Por se tratar de um músculo em contínua actividade, as suas exigências metabólicas também são elevadas. Devido a isto, qualquer patologia que interfira na sua nutrição afectará todo o balanço energético do organismo. As consequências são diversas, podendo desde pouco interferir no funcionamento normal do corpo até a morte súbita da pessoa.
É causado pela redução do fluxo sanguíneo coronário de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.
A causa habitual da morte celular é uma isquemia (deficiência de oxigénio) no músculo cardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão dá-se em geral pela formação de um coágulo sobre uma área previamentelimitada por aterosclerose.
O diagnóstico definitivo de um enfarte depende da demonstração da morte celular. Este diagnóstico é feito de maneira indirecta, por sintomas que a pessoa sente, por sinais de surgem em seu corpo, por alterações num eletrocardiograma e por alterações de certas substâncias (marcadores de lesão miocárdica) no sangue.
O tratamento procura diminuir o tamanho do enfarte e reduzir as complicações pós-enfarte. Envolve cuidados gerais como repouso, monitorização intensiva da evolução da doença, uso de medicações e procedimentos chamados invasivos, como angioplastia coronária e cirurgia cardíaca. O tratamento é diferente conforme a pessoa, já que áreas diferentes quando a localização e tamanho podem ser afectadas, e resposta de cada pessoa ao enfarte ser particular.
O prognóstico, ou seja, a previsão de evolução, será tanto mais favorável quanto menor a área de enfarte e mais precoce o seu tratamento.
Texto retirado de:  http://www.enfarte.com/


Dor Torácica

A Dor torácica representa uma situação em que o miocárdio não está a receber a quantidade de oxigénio suficiente para as suas necessidades do momento.

 Normalmente esta situação deve-se a:
·      Aumento das necessidades de oxigénio: Aumento do consumo, como durante um esforço ou uma emoção.
·      Diminuição do aporte de sangue ao miocárdio: Deve-se normalmente a uma doença chamada Aterosclerose (doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos) que provoca diminuição do diâmetro e perda de elasticidade dos vasos.
 Estes dois factores conduzem a:
·      Diminuição do volume de sangue por diminuição do diâmetro da artéria;
·      Aumento da pressão dentro das artérias.

Angina de Peito (AP):

A AP é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigénio (O2) ao músculo cardíaco. Sempre que aumentam as necessidades de O2 pelo miocárdio surge um quadro de dor. Normalmente o aumento da necessidade de O2 está associado a um esforço físico ou emoção.

Sinais e Sintomas da AP

Desconforto (mais habitual) ou dor no peito; o desconforto é habitualmente descrito como pressão, peso, aperto, ardor, ou sensação de choque. A dor de angina pode ser localizada principalmente no centro do peito, costas, pescoço, queixo ou ombros. A irradiação da dor ocorre, tipicamente, para os braços (esquerdo principalmente), ombros e pescoço. A angina tem normalmente factor desencadeante que pode ser excesso de stress emocional, esforço físico, uma refeição farta e temperaturas frias. A dor pode ser acompanhada por suores e náuseas em alguns casos.


Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM):

O EAM, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é o processo de morte de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigénio. Normalmente esta situação deve-se a uma obstrução total ou quase total da coronária.

Sinais e Sintomas do EAM

·      Dor no peito que pode não ter factor desencadeante;
·      Dor:
oGeralmente de duração prolongada;
oTipo pressão ou aperto;
oIrradiação para o pescoço, mandíbula, braço ou mão.
·     Raramente alivia com a eliminação do factor desencadeante, caso exista;
·     Tem uma duração prolongada, muitas vezes só aliviando com a instituição de tratamento médico;
·      Medo e apreensão;
·      Ventilação rápida e superficial (podendo haver dificuldade respiratória óbvia;
·      Pulso rápido e fraco;
·      Pele pálida, húmida e viscosa;
·      Naúseas e vómitos;
·      Perda de consciência. 

Cuidados de Emergência na Dor Torácica  

·     Manter um ambiente calmo e evitar que a vítima faça esforços;
·     Posicionar da forma mais confortável;
·     Manter a temperatura corporal;
·     Não dar nada a beber;

Sem comentários:

Enviar um comentário