Translate

Feridas

No tratamento de feridas é frequente utilizar-se produtos que estão francamente em desuso. Habitualmente somos confrontados com a utilização de álcool, água-oxigenada, mercúrio, tintura de iodo, algodão, etc. Todos estes produtos, por uma ou outra razão estão desaconselhados e não devem ser utilizados no tratamento de feridas.

É importante por isso, tomar-se consciência dos produtos mais adequados bem como observar com rigor a validade dos produtos e a condição em que são guardados.
No tratamento de feridas, sem grande hemorragia, temos basicamente duas fases:
Limpeza da ferida:


·        Para a limpeza da ferida, devemos recorrer a soro fisiológico, ou água corrente na falta deste. É importante ter em consideração que o soro fisiológico deverá ser esterilizado e que depois de aberto não deve ser guardado para utilizações futuras. É frequente utilizar-se soro fisiológico que, apesar de estar na validade, não é esterilizado mas sim para lavagem das fossas nasais (ler as inscrições na embalagem), pelo que é desaconselhado. Recomenda-se soro fisiológico unidose.


Exemplo de soro fisiológico unidose


Desinfecção: 


·        Na desinfecção devemos utilizar compressas de gaze esterilizadas (não utilizar algodão), pegando nas quatro pontas da compressa, fazendo um formato de “pêra”. Dessa forma, não só não toca no centro da compressa, como também permite fazer a desinfecção do centro da ferida para fora sem magoar. Na compressa, é colocada iodopovidona (vulgo Betadine® amarelo ou outro similar), não tocando com a embalagem na compressa. Apesar da iodopovidona ter uma data de validade, essa data só é considerada até à sua primeira abertura. Após a abertura, a iodopovidona não deverá ser guardada muito tempo já que perde as suas propriedades. Assim, recomenda-se a aquisição de embalagens mais pequenas ou mesmo embalagens unidose.




Exemplo de compressas esterilizadas



Exemplo de iodopovidona unidose


Dependendo do tipo da ferida, pode ser necessário cobrir a ferida com penso. Esse penso deverá ser feito com penso rápido, ou mesmo com recurso a compressas de gaze esterilizadas, humedecidas com iodopovidona pomada.
  
Importante: Deve ser tido em consideração que em feridas mais extensas ou profundas (consideradas mais graves), não deve ser utilizado qualquer tipo de iodopovidona, não fazendo por isso a desinfecção, apenas a limpeza, e cobrindo a ferida com compressa de gaze humedecida por soro fisiológico e contactando o 112 para que o tratamento tenha continuidade em unidade de saúde.

SBV Pediátrico






Colocação das mãos para a execução do SBV em Lactentes e Crianças